Big Data e Factoring: explore as oportunidades

A expansão da internet e o uso de ferramentas que permitem a análise de dados têm trazido uma série de benefícios para empresas que estão focadas em otimizar resultados mediante análises mais aprofundadas sobre perfis de consumo e comportamento dos consumidores.

No caso das factorings, o Big Data é uma das soluções imprescindíveis para evitar falhas no processo de seleção de clientes e maximizar o lucro com a redução de inadimplência. Que tal explorar as oportunidades que esta ferramenta traz?

O que é Big Data

O termo corresponde a soluções tecnológicas que permitem coletar, processar, analisar e armazenar uma quantidade gigantesca de dados, extraindo insights que, de outra maneira, seriam impossíveis de identificar.

Quando você busca por uma solução como essa, tem duas vias que podem ser seguidas: integrar diversas plataformas que sua factoring já utiliza, conformando um sistema único e inteligente de dados, ou adquirir uma solução robusta, que tenha vários módulos condensados. A segunda opção resultaria em substituir a tecnologia atual por outra com maior capacidade de processamento de informações.

E o que você pode aproveitar do Big Data para melhorar os resultados da sua factoring?

Análise de crédito

Com a análise de dados, você pode, por exemplo, identificar o comportamento dos seus clientes quanto à tomada de empréstimos, financiamentos e outras fontes de captação de recursos e assim deduzir, com muita precisão, se é viável conceder crédito ou não.

Como você não estará lidando apenas com seu cliente imediato, mas com os clientes dele, também é possível que você analise o perfil dos titulares dos títulos que estão sendo vendidos, aprofundando sua análise de crédito e assegurando maior eficiência e controle para sua factoring.

Segmentação da base de dados

A competitividade do mercado não deixa que ninguém se acomode esperando que os clientes entrem em contato. Você tem que estar todo o tempo pensando em novas formas de atrair leads para sua factoring, trabalhar a conscientização do seu público para então ofertar soluções que estejam alinhadas às necessidades dele.

Mas não adianta atirar para todos os lados. O marketing da vez é personalizado, feito sob medida para cada potencial cliente, o que exige um nível de segmentação de audiências muito detalhado.

Para não errar no momento de segmentar e categorizar seus públicos prioritários, use o Big Data como fonte de informações. Identifique características semelhantes, dificuldades compartilhadas e desafios comuns a cada lead. Com base nestas informações, crie perfis de clientes ideais (personas), para fazer uma comunicação dirigida e eficaz.

Relacionamento com o cliente

Uma das maiores dificuldades do setor de fomento mercantil é conquistar a fidelidade dos clientes, uma vez que o que atrai são as taxas de juros menores. Neste sentido, a análise de dados auxilia a prever tendências e comportamentos dos seus clientes, dando a você a vantagem necessária para oferecer soluções personalizadas antes de qualquer concorrente.

Imagine que você sabe que determinado cliente vende títulos creditórios todo final de ano, a fim de gerar caixa para realizar o pagamento do 13º dos funcionários. Antes que ele pense em pesquisar no mercado as menores taxas e entre em contato com um concorrente, você pode realizar um trabalho de nutrição com esse cliente, ensinando-o a se preparar para as contas de final de ano.

Quando a data aproximada chegar, você terá condições de entender a real necessidade deste cliente e ofertar um valor diferenciado a ele na compra dos títulos creditórios, baseando-se nas informações coletadas ao longo do relacionamento.

Análise de crédito, captação de clientes e relacionamento. Essas são três das oportunidades que o Big Data pode trazer para sua factoring. Você conhece outras? Conte pra gente!