Conceitos e Definições

O que é Factoring?

Voltada para as pequenas e médias empresas, com o objetivo de fomentar suas atividades, o Factoring é uma atividade comercial que soma a prestação de serviços à compra de ativos financeiros provenientes de vendas mercantis. No Brasil, o Factoring está em contínua evolução, rumo à sua plena consolidação.

O factoring é, portanto, um mecanismo de fomento mercantil, de capitalização da empresa fomentada, que vende os créditos gerados pelas vendas e serviços a prazo para a Factoring e recebe dinheiro vivo, o que aumenta seu poder de negociação nas compras à vista de matéria-prima ou para aplicação em qualquer área de sua estrutura.

O Factoring possibilita o crescimento mais rápido dos negócios

A essência da Factoring é fomentar, assessorar, apoiar o micro, pequeno e médio empresário a solucionar todos os problemas do dia a dia da empresa e proporcionar condições para seu desenvolvimento e consequente consolidação no mercado.

Factoring é uma atividade comercial

Por definição legal, o Factoring não é uma atividade financeira porque não pode fazer, conjuntamente, a captação, intermediação e empréstimo de recursos. O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. É uma atividade comercial que conjuga a prestação de serviços com a compra de direitos de créditos e, para isso, depende de recursos próprios.

Securitizadoras de Ativos Empresariais

Empresas em formato de sociedades anônimas, que atuam na emissão de debêntures, remunerando os debenturistas, e objetivando a aquisição de direitos creditórios originados na atividade empresarial. Diferenciam-se do factoring basicamente porquanto captam recursos de terceiros, quando da emissão de debêntures e não prestam serviços de qualquer natureza aos seus cedentes.

Consultoria Especializada em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios

Empresas criadas pelo art. 39, I, da Circular 531 CVM, com objeto específico de dar suporte e subsidiar o administrador e, se for o caso, o gestor, em suas atividades de análise e seleção de direitos creditórios para integrarem a carteira do fundo de investimento em direitos creditórios padronizados ou não padronizados, focados na área de recebíveis empresariais. É a consultoria especializada que escolhe quais os recebíveis que o fundo de investimento irá comprar.

ESC – Empresa Simples de Crédito

A ESC- Empresa Simples de Crédito, é um formato empresário criado pela Lei Complementar 167/2019, que já está em pleno vigor. o modelo empresário foi criado com o objetivo claro que pulverizar o crédito dentro das comunidades, tendo como consequência a redução da concentração bancária e as taxas finais praticadas. O formato empresário não terá necessidade de autorização por parte do BACEN, sendo que a autarquia receberá informações das operações, para controle estatístico e macroprudencial de risco de crédito. O mecanismo é simples e objetivo: o detentor dos recursos poderá emprestá-los legalmente, focando em empresários locais, cujo conhecimento e relacionamento viabilizem o incremento da atividade produtiva.

Nossos Parceiros

Conheça alguns de nossos patrocinadores