11 dicas para montar sua factoring

O mercado de fomento mercantil, apesar de já estar bastante consolidado no Brasil, ainda carece de mais empresas que estejam motivadas a auxiliar micro, pequenos e médios empreendimentos a obter recursos para manter as atividades em dia.

Se você tem essa motivação e deseja montar sua factoring, não deixe de conferir estas 10 dicas. Com elas, você poderá empreender com mais segurança e ajudar outros empreendedores a vencerem os desafios do mercado. Vamos lá?

1. Planejamento: a alma do seu negócio

Certamente você já leu o nosso artigo esclarecendo o que é factoring, portanto, não vamos entrar neste assunto. Nosso objetivo inicial é ressaltar a importância de planejar a sua empresa de factoring antes de partir para a ação.
O plano de negócios é o documento resultante deste planejamento, onde você terá todas as informações necessárias para começar o seu empreendimento. Ele norteará o seu modelo de negócios e a atuação da sua factoring, podendo, também, servir de base para captação de recursos junto a bancos e investidores.

2. Conte com a ajuda de um contador

Muitos de nós, empreendedores, buscamos todas as formas de fugir da ajuda de um contador, mas a verdade é que este profissional pode poupar muito tempo e dinheiro na abertura da sua factoring.
Ele já conhece todos os procedimentos, sabe de cor as taxas que devem ser pagas, os órgãos que devem ser comunicados, os documentos que devem ser gerados. Se você não quer perder tempo e começar a operar logo, contrate um contador.

3. Faça o seu registro

Para ter uma empresa, você precisa de uma marca, um CNPJ, licença da prefeitura da sua cidade e também do estado em que reside. Primeiramente, dirija-se à Junta Comercial para verificar se não existem outras empresas com o mesmo nome e fazer a solicitação de registro da sua factoring.
Em seguida, peça o alvará de funcionamento na prefeitura. Cada prefeitura tem suas próprias exigências quanto à documentação necessária para registro, portanto, informe-se com antecedência.

4. Analise seu mercado

Por mais que você seja um profundo conhecer do setor mercantil, para abrir uma factoring é preciso estudar o mercado e saber se há demanda pelo seu serviço. Se você vive em uma região pouco industrializada, onde a quantidade de empresas é pequena, talvez não seja uma boa ideia, pois haverá falta de clientes.
Procure um local onde haja muitas micro, pequenas e médias empresas com as quais você possa conversar e apresentar os seus serviços. Verifique também a concorrência, para saber como será a competitividade por clientes.

5. Estruture sua operação

Com a ideia formada e conhecimento de mercado, você pode começar a estruturar sua operação. Busque um local adequado para o funcionamento da factoring, os móveis, equipamentos e funcionários necessários para dar andamento aos processos.
Não esqueça de contabilizar tudo o que for investido nesta etapa para poder fazer seu planejamento financeiro.

6. Construa seu plano financeiro

O plano financeiro é composto de todos os investimentos feitos para a abertura da factoring e sua projeção de fluxo de caixa ao longo dos próximos meses. Ele contempla sua análise de viabilidade econômico-financeira, bem como o ponto de equilíbrio, isto é, quando sua empresa de fomento mercantil passará a pagar as despesas sozinha.
Essa é uma das partes mais importantes do planejamento da factoring, pois qualquer erro nas projeções e cálculos pode colocar sua factoring em apuros financeiros.

7. Faça seu plano de marketing e vendas

Abrir as portas não significa sucesso de vendas, você precisa ir em busca de clientes para que sua factoring comece a faturar. Sendo assim, crie um bom plano de marketing, selecione mídias para divulgar sua marca e serviços, agende reuniões e participe de eventos. Quanto maior sua rede de contatos, mais fácil será atrair clientes para o seu empreendimento.

8. Trace metas de conversão de clientes

Muitos pequenos empreendedores desconhecem a possibilidade de recorrerem ao fomento mercantil para antecipar recebíveis e assim fugir dos altos juros bancários, o que exige um trabalho a mais para sua factoring: buscar esses clientes.
Tenha um time de vendas forte, ativo e preparado para sanar todas as dúvidas dos clientes. Trace metas para celebração de contratos e motive seu time a buscar resultados. O sucesso deles é o seu sucesso.

9. Defina indicadores de desempenho

Pode até ser que você não tenha parâmetros anteriores para medir a performance da sua factoring nos primeiros meses, mas, se você tem metas realistas, tenha-as como fator de comparação para saber como anda a evolução do seu negócio.
Sua projeção de fluxo de caixa também ajudará a entender a necessidade de aumentar as vendas, reduzir custos e tornar-se mais eficiente na gestão do negócio. Os indicadores são os trilhos que não deixarão sua factoring sair do caminho.

10. A tecnologia é sua aliada

Para poupar tempo, ganhar agilidade, eficiência e confiança nos processos de fomento mercantil, conte com a tecnologia adequada. Da análise de crédito à cobrança de inadimplentes, tudo pode ser automatizado para que sua factoring não desperdice recursos com trabalhos manuais.

11. Conte com o Sindisfac

O Sindicato das Factorings de Minas Gerais é o órgão que representa as entidades de Fomento Mercantil e trabalha para o seu desenvolvimento, oferecendo cursos, treinamentos, palestras, consultoria, entre outras atividades que você pode ver aqui. Além disso, é função do Sindicato promover o reconhecimento da sociedade, órgãos governamentais e entidades de classe, de que a atividade das factorings é fundamental para o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas. Sendo assim, é um parceiro essencial na sua trajetória.

E aí, gostou dessas dicas? Compartilhe com seus contatos e fomente o mercado!