Planejamento tributário para factorings: alguns cuidados

A atividade de fomento mercantil é relativamente recente no Brasil, tendo surgido com a fundação da ANFAC – Associação Nacional de Fomento Comercial, em 1982. De lá para cá, muita coisa tem mudado em termos de regulação da atividade das factorings, entre elas, a obrigatoriedade de tributação pelo regime do Lucro Real.

Como sabemos, o Lucro Real é um dos regimes tributários de maior impacto para as empresas, o que exige uma ótima gestão contábil e financeira para garantir o pagamento das obrigações fiscais. Entre as estratégias a serem adotadas, está o planejamento tributário, uma ferramenta de gestão indispensável para quem deseja reduzir os custos e aumentar a competitividade.

O que é planejamento tributário

O planejamento tributário consiste em uma análise profunda dos tributos a que a factoring está submetida, a fim de entendê-los e assim buscar alternativas mais vantajosas para a empresa. Não se trata de dar “um jeitinho” de não pagar tributos, mas sim de planejar-se adequadamente e fazer bom uso dos dispositivos legais para tornar sua factoring mais eficiente na gestão tributária. E como fazer isso se você está submetido a um único regime?

Entenda os tributos de uma factoring

De acordo com a Lei 9718/98, as factorings estão obrigadas a pagar os seguintes tributos:

• Imposto de renda (IR);
  • Contribuição Social;
  • PIS;
  • COFINS;
  • IOF;

Conhecer a fundo quais são os valores que podem ser deduzidos do imposto de renda pessoa jurídica, qual a melhor forma de recolhimento dos tributos acima mencionados, como melhorar a gestão de entradas e saídas de recursos da empresa para evitar o aumento de impostos sem necessidade é o primeiro passo para que sua factoring faça uma boa gestão tributária.

Envolva todos os setores

Não são só o financeiro e a contabilidade que devem se preocupar com o pagamento de tributos, afinal, toda a empresa é impactada pela alta carga tributária paga pelas factorings. O dinheiro gasto em tributos poderia servir para outros propósitos, como expansão das atividades, melhoria do ambiente de trabalho, novas contratações, entre outros.

Neste sentido, é importante que toda a sua equipe esteja comprometida em reduzir os custos tributários. Por exemplo, o setor de recursos humanos pode avaliar novas políticas que reduzam a quantidade de horas extras ou a necessidade de novas contratações, evitando os custos trabalhistas.

Atente-se aos prazos

É possível ganhar maior eficiência na gestão tributária com ações simples, como o respeito aos prazos de pagamento de cada tributo. Estender alguns prazos de pagamento dos seus clientes também pode ser benéfico para que a apuração dos tributos fique para o mês subsequente e assim você tenha fôlego financeiro para cumprir com suas obrigações.

Como você pode ver, até mesmo o setor de vendas pode contribuir para um planejamento tributário mais eficiente, basta que todos estejam envolvidos no processo e entendam a importância da correta gestão fiscal e tributária da factoring.

Desenvolva uma cultura de compliance

Compliance é uma ferramenta de gestão que também pode te ajudar na gestão tributária da factoring, pois está focada na implementação de melhores práticas de gestão que irão afetar diretamente sua eficiência operacional e financeira.

Veja também: Sindisfac MG firma Pacto Empresarial pela integridade e contra a corrupção!

Como anda a gestão tributária da sua empresa? Precisa de alguma ajuda na implementação de melhorias? Deixe seu comentário!