Dicas para atrair mais clientes para sua factoring

O cenário atual, frente à instabilidade econômica, favorece a abertura de pequenos e médios empreendimentos que precisam contar com o fomento mercantil. Ainda assim, atrair novos clientes nem sempre é tarefa fácil para uma factoring.

Se você está em busca de meios para vencer este desafio, encontrou o post certo. Você vai perceber que, além de simples, as dicas que apontamos são poderosas. Acompanhe!

Conheça bem o seu negócio

Para atrair mais clientes para a sua factoring, você precisa saber com clareza o que faz com que a sua empresa seja especial, quais diferenciais ela oferece e porque um cliente deveria escolher os seus serviços e não o da concorrência.

Conhecer ou definir essas características é o que vai fazer com que você tenha condições de apresentar as vantagens e colher os frutos dos diferenciais da sua factoring.

Entenda o seu cliente e use as informações a seu favor

Uma factoring tem clientes de nichos e portes variados. Para fidelizar esses clientes e criar condições de atrair novos, é preciso entender mais do que a relação prática das trocas realizadas entre eles e a sua empresa.

É preciso entender quem são essas pessoas, onde elas estão, quais são os seus anseios e as suas motivações, dentre outras características.

Definir perfis te ajuda a conhecer a realidade dessas pessoas permite que você encontre meios de oferecer exatamente o que elas precisam, se destacando em meio à concorrência.

Crie bons relacionamentos com seu cliente

Mais do que entender, vale a pena investir em um bom relacionamento com o cliente. O marketing boca a boca continua sendo uma ferramenta poderosa e, além da qualidade do serviço prestado, clientes se recordam e valorizam a forma como são tratados.

Nesse processo, vale ter em mente que, assim como você, seu cliente é alguém que quer ter sucesso com o próprio empreendimento e, portanto, tem sonhos e quer confiar na sua factoring para realizá-los.

Invista em estratégias de marketing

Ainda que o boca a boca seja poderoso, não pode ser a única ferramenta de marketing do seu negócio. Por isso, é interessante contar com apoio profissional para desenvolver um plano e adotar estratégias de marketing para tornar sua factoring conhecida e relevante.

Além da publicidade off-line, sua empresa precisa estar presente na internet e apresentar conteúdo de qualidade. Essas são formas de atrair mais clientes e, também, ganhar a confiança deles ao mostrar que sua factoring reúne os conhecimentos e recursos necessários para atender às suas necessidades.

Contrate pessoas que se adequem à cultura da sua empresa

Para que todas as dicas já apresentadas funcionem, é preciso garantir que os seus colaboradores compartilhem dos seus valores e se adequem à cultura organizacional local.

Só assim é possível assegurar que todo o serviço prestado vai realmente oferecer a qualidade e os diferenciais necessários para atrair mais clientes para a sua factoring.

Não menospreze a concorrência

Como visto, é fundamental definir o que é e como deve funcionar o seu negócio e entender bem os seus clientes. Mas não se pode parar por aí.

Saber da sua factoring não é motivo para fechar os olhos para a concorrência. É preciso estar atento e conhecer os diferenciais apresentados pelas outras factorings. E isso vale tanto para não correr o risco de ficar para trás, quanto para conhecer novas tendências e possibilidades de sucesso.

Faça networking e esteja presente

“Quem não é visto, não é lembrado”. Conhecer outros empresários e agentes do fomento mercantil é fundamental para fazer com que você e sua factoring sejam lembrados. Participar de eventos e reuniões do sindicato local, por exemplo, é uma boa oportunidade de networking.

Estar presente no seu meio de atuação pode, inclusive, possibilitar parcerias com empresas que atuem de forma complementar à sua. A consequência é a expansão da sua factoring e a conquista de novos clientes e mercados.

Você já segue alguma dessas dicas em sua factoring? Conte sua experiência nos comentários!

Veja tambem: Você sabe como fazer uma factoring ser bem-sucedida?