Como as PMEs podem solucionar problemas de fluxo de caixa?

Não é raro encontrar empreendedores e donos de pequenas e médias empresas com problemas financeiros. Há casos onde só se dão conta do déficit quando os cheques retornam e não há caixa para honrar os compromissos. Em outros, a margem de lucro está boa mas o caixa está defasado em função de ciclos mal administrados.

A lista poderia dar muitos outros exemplos, mas vamos manter o foco e dar algumas dicas de como solucionar problemas no fluxo de caixa. Afinal de contas, independente do motivo, se você entrou neste artigo, o que busca encontrar são soluções.

Dicas para administrar o fluxo de caixa

Quando uma empresa foca na manutenção do fluxo de caixa, outros benefícios surgem. En Passant, você tem mais controle sobre eventuais desvios, erros na hora realizar pagamentos ou cobrar saldos devidos. Seguir os números de perto dá uma melhor noção da situação financeira da empresa. Se a questão é tempo, tenha em conta que meia-hora diária já faz toda a diferença.

Atenção aos registros e gestão da informação

Sem o devido controle, é impossível administrar qualquer iniciativa, o cenário é ainda mais complexo. As entradas e saídas devem figurar todas na sua planilha de controle. Melhor ainda se sua empresa trabalha com softwares que automatizam o controle das informações, emissão de notas, baixa de títulos, conciliação e todos os aspectos fiscais e financeiros.

Acompanhando as obrigações, você evita pagar multas e é capaz controlar as contas a receber para ter uma melhor noção da expectativa de receita.

Assegure-se de ter capital de giro

O capital de giro é um dos investimentos mais relevantes para uma empresa e, mesmo assim, costuma ter seu valor subestimado. O problema, naturalmente, surge quando a empresa não conta com os recursos necessários para honrar seus compromissos. Nessas horas, o que fazer?

Em primeiro lugar, não confundir fluxo de caixa com capital de giro (erro mais frequente do que se imagina). O primeiro define o volume de despesas e receitas em um determinado intervalo de tempo. O capital de giro é a quantidade de dinheiro que uma companhia tem em reserva e disponível para arcar com as obrigações financeiras por um tempo específico.

* Neste sentido, o Sebrae pode lhe ajudar a fazer a conta.

Planejando o fluxo de caixa

A criação e execução de um planejamento financeiro costuma começar pelo levantamento dos custos gerais do negócio. Mesmo assim, a ideia não é só saber quanto se gasta e sim no que se gasta e como melhorar a performance financeira. Mesmo assim, o planejamento financeiro é a ferramenta que permite saber, com antecedência, quais são as expectativas de variação do seu caixa.

De quebra, você e sua companhia ainda vão conseguir ter uma noção mais realista dos custos e, inclusive, descobrir vantagens comerciais. De qualquer forma, a iniciativa tem como fundamento saber aonde sua empresa está indo, ou aonde você quer que ela se dirija. Principalmente em relação ao fluxo de caixa, o planejamento ajuda a mitigar situações que conformem ameaças.

De fato, a questão do fluxo de caixa também pode ser equilibrada através da parceria com empresas de factoring, por exemplo. Em cenários onde a falta de recursos é imperativa, descontar títulos a vencer é uma ótima forma de angariar os fundos necessários para a saúde financeira da instituição.

Considerando que um empréstimo pessoal tem taxas de juros em torno de 6,5% e que o fator de compra da ANFAC (Associação Nacional das Factorings) é de aproximadamente 4,5%, sua empresa tem muito mais a ganhar descontando seus títulos a vencer, do que se comprometendo com um crédito a juros altos. Além de pagar menos juros, sua empresa conta com um aporte à vista, sem comprometimentos futuros.

Foco no futuro

Ainda alinhado com o ponto anterior, este tópico de fechamento é ainda mais importante. Empreendimentos vivem no agora, mas não podem nunca deixar de pensar no amanhã. E para ter um futuro tranquilo, a disciplina é um fator determinante. Repita a rotina, você verá que ter o controle depende da repetição de gestos como os citados anteriormente.