Como as factorings podem se beneficiar do descaso dos bancos?

O fomento ao empreendedorismo no Brasil está gerando uma classe de empreendedores novos, cheios de garra para fazer com que seus negócios cresçam e contribuam para a economia do país. Entretanto, pesquisa do Sebrae demonstra que 30% dos empreendedores não têm qualquer vínculo com instituições bancárias, exceto suas contas pessoais.

Com base nestes dados, podemos dizer que existe um descaso dos bancos para com estes empreendedores, já que dificultam o acesso a fontes de financiamento para que possam dar aquele “up” nos negócios. Ruim para os bancos, bom para as factorings. Quer descobrir por quê?

O descaso dos bancos com os pequenos empreendedores

A pesquisa do Sebrae trouxe à tona as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores de pequeno porte no que tange ao acesso a benefícios de pessoas jurídicas junto aos bancos. Altas taxas de juros, burocracia, exigência de garantias, faturamento mínimo elevado e tempo de empresa são algumas das barreiras que impedem estes empreendedores de alavancarem seus negócios.

Apenas 14% dos empreendedores têm contato direto com gerentes de bancos, ou seja, existe uma parcela de 86% que está abandonada em questão de relacionamento e acesso a opções de captação de recursos.

A saída encontrada é negociar com fornecedores por prazos mais longos, usar cheque pré-datado ou endividar-se no cartão de crédito para manter as operações em funcionamento. Um cenário que pode ser bem diferente.

A razão dada pelos bancos para não atender a essa parcela de empreendedores é a falta de linhas de crédito para o perfil de quem está buscando. De todos os afetados pela desconsideração dos bancos, os MEIs – Microempreendedores Individuais são os que mais sofrem com a falta de crédito.

Como aproveitar a brecha dos bancos para alavancar sua factoring

Se existe uma parcela de 86% de pequenas empresas que está carente de opções de captação de recursos e de um atendimento diferenciado quando se trata de fazer o negócio crescer, o que você deve fazer é se aproximar deste público, mostrando que as factorings estão sim interessadas em fazer com que essas empresas tenham sucesso.

Muitos empreendedores não procuram factorings porque desconhecem o fomento mercantil ou têm dificuldades de entender como proceder para ter acesso a ele. Sendo assim, comece a dar visibilidade ao seu próprio negócio.

Procure participar de eventos, faça prospecções, converse com esse público. Mostre as opções e como funciona o fomento mercantil. Criar um blog e compartilhar conteúdos que ajudem a facilitar o entendimento dos processos que envolvem a compra e venda de títulos também é uma boa forma de começar a despertar essa consciência nos empreendedores.

Se as pessoas desconhecem o que é fomento mercantil e como funciona, seja você a dar essas dicas. Tornar-se referência no mercado pode atrair boas propostas de negócios para a sua factoring e ainda dar maior visibilidade para a sua marca.

Crie processos fáceis de serem seguidos pelos seus potenciais clientes e promova um atendimento personalizado para essas empresas que estão em busca de recursos. Como muitos destes empreendimentos são levados adiante com equipes pequenas e multifuncionais, pense em levar a sua factoring até eles, com representantes que possam sanar todas as dúvidas e ensinar os primeiros passos para a obtenção de crédito por meio do fomento mercantil.

Grandes negócios começam assim: identificando carências do mercado e atacando as dificuldades como oportunidades de crescimento. Se você também pensa assim, que tal começar a fazer negócios com os pequenos empresários? Conte com o Sindisfac MG nessa empreitada!